ESTUDOS




Verso de Ifá,Odu: Osa-Agunleja (Ogunda)

Primeira ideia da criação sob a verdade Africana:

Mas por que verdade Africana ?


Tendo em vista 200 verdades diferentes sobre a mesma lenda ou ( Itãns) Brasileiros.
Ex. A história que tenta explicar o por que de Obá Olu Ayê usar ( Azê ) Palha da costa, segundo as historinhas Brasileiras Obá Olu Ayê, teria sido parido por Nanã é deixado na beira da praia e mordido por "caranguejos" tendo seu corpo coberto de feridas...

Se a tribo Nupé fica no centro da Nigéria totalmente afastada da costa ...



Obs.

1 - C
omo poderia Olu-Iwaye um Irumolé, ser filho um Orisá ?
2- Como poderia ele ter sido deixado na praia e criado por Yemanjá, se a mesma  ( Yejá ) é cultuada em Rio ?  
3 -  Como poderia ter sido deixado na praia se a cidade de Nupé território tapá esta no centro da Nigéria a milhas do oceano ?



Ou seja á suposta verdade brasileira e 100% contestável.

Verdade da Gensei (CRIAÇÃO) segundo os Africanos

Mas o que é um irumolé ?
E todo ser criado no Orun (Céu) dotado de Ori Orun (Consciência do todo).

Para facilitar farei qui uma mera comparação com a Bíblia que foi escrita "depois de cristo" por supostos relatos dos Apóstolos que o acompanhavam, e obviamente traduzida em uma visão europeia de um Jesus de pele branca e olhos Azuis, nao entendo como se toda a genética do oriente médio aponta para homens e mulheres de cor parda e olhos escuros.






Fonte:
http://www.semprequestione.com/2015/12/esqueca-o-jesus-loiro-de-olhos-azuis.html#.VpJ5_YeZHuR

______________________________________________________________________________


Segundo passo

Comparativos:

Segundo a Bíblia o Espirito divino (Espirito Santo) criou o universo, e o Espirito Santo cria Deus.
Segundo Africa  Akama Origum  (Irumolé Origum) Criou o universo e dele vem Olodumarê (Deus)

Akamara o Irunmolé Origum a consciência do universo.
Akamara criou o universo causando uma grande explosão. Durante esse tempo, havia apenas gás quente em todo o universo. Não havia nenhuma matéria sólida.

Akamara Origun criou a ordem dos gases e assim tornou-se  matérias sólidas.

E assim as estrelas foram criadas.
Depois disso, as estrelas começaram batendo umas com os outros.
Este Irunmolé ainda controla a mutação os gases no universo. É o seu trabalho.

E assim vendo Akamara da origem a outros irunmolés



Akamara pede a outro Irunmolé chamado Baba-Asemu-Egun-Sunwa e mandou as estrelas para eles pararem de bater. Esta conquista Irunmole fazer isso e deu a cada estrela um padrão e uma rotação fixa. Este Irunmole ainda dando uma rotação padrão fixo e todas as estrelas do universo.

Terceiro passo:

Depois de pedir Asemu-Baba-Egun Sunwa dar ordem para as estrelas,Akamara  pede a  outro Irunmole chamado Olu-Iwaye. A este Irunmole, Akamara da a tarefa de criar os planetas.

Olu-Iwaye conheceu o trabalho com os planetas e estrelas. Olu-Iwaye ainda está fazendo este trabalho no universo.

No nosso sistema solar, Olu-Iwaye crou 7 planetas em primeiro lugar. Outros dois planetas foram criados mais tarde. O nosso planeta Olodumarê deu a um Irunmole chamada Aye. Aye e importante e não faz  parte dos 401 Irunmolés.


E então, como 
Ayê cria o nosso planeta, nosso planeta é chamado Ile-Ayê (Ayê de casa).

Durante esta fase de criação, apenas os Irunmolés poderia vir para o nosso planeta, pois o planeta não pode suportar outros tipos de vida. Os Irunmolés apenas ocasionalmente vinham para visitar, mas nenhum deles foi deixado para viver. Não houve residentes permanentes no planeta.

Depois de algum tempo, Aye estava triste porque ela estava vivendo sozinho no planeta. Ela queria ter vida de residente permanente com ela. Ela, então, falou com Olodumarê e pediu para lhe dar habitantes permanentes do planeta. Olodumarê ouvir o que ele pediu e decidiu dar habitantes Aye permanentes.

 Olodumarê, então, ordenou a Ogum para ir ao planeta para tornar o planeta habitável para os outros seres. 

Ogum aceitou a tarefa e deixou seu planeta para um  grupo Irunmoles.
Alguns deles eram Ija e Òsóòsì. Quando eu chegar ao planeta Ogum começou a trabalhar, mas como Ogum tinha trazido material de madeira apenas para sobreviver, Ogun e seu grupo inteiro teve de voltar para o céu e dizer Olodumarê que não poderia concluir o trabalho.
É quando Ogum chamado por Olodunmarê de "Jegi Jegi" ( O que se alimantou de madeira).

Olodumarê ordenou Obatalá em seguida, executar o trabalho de fazer o planeta habitável para os outros seres.

Obatalá era o planeta e seguiu o mesmo caminho que Ogum tinha desenhado para atingir o planeta. Obatalá também veio com seu próprio conjunto de Irunmoles como Alaanu, Oloore, Magbemiti, etc Depois de algum tempo, Obatalá também teve de voltar para o céu com seu grupo, pois só havia trazido água para sobreviver no planeta. Obatalá e seu grupo voltou para o céu sem concluir o trabalho. Foi quando ele deu o nome de Baba Obatalá "Mumi Mumi"
(O que bebe água).

Olodumarê, então, ordenou a Orunmila  para ir ao planeta para torná-lo habitável para os outros seres. Antes de ir para o planeta, Ifá Orunmila consultou o grupo de Awo no céu conhecido como "dudu Oriimo Agba". Disseram Orunmila tudo teria de levar com ele para ter sucesso na sua missão. Uma das coisas importantes que foi dito para trazer sementes e alimentos. Também disse para usar a madeira ea água Ogun e Obatalá tinha trazido. Orunmila fez sua ebo e trouxe todos os materiais recomendados pelo grupo dos awô no orun (céu).
Orunmila conquista para tornar o planeta habitável para os outros seres. E é assim que eu tenho o nome Orunmila Baba Jeun Jeun ( O que como muito).

Durante este tempo, havia apenas seis furos no planeta e estas 6 furos é onde a água foi colocada. Orunmila começou a cultivar a terra, e plantou as sementes.

A primeira arvore que foi germinada é conhecida como Tete-Agbalaye é a planta mais sagrada do mundo.

Agora, quando o planeta estava pronto e  estava cheio de água, plantas, animais, etc  e para controlar os seres do planeta Olodumare chama  Eniyan (pessoas) para viver permanente Aye. 

Estes seres viviam em harmonia com o planeta, mas ao longo do tempo, eles começaram a desenvolver muitos poderes fortes e começaram a lutar e destruir não só o planeta, mas outros planetas. 

O poder dos corruptos.

Olodumare ficou irritado e após dar-lhes muitas oportunidades de mudar o seu caráter, Olodumare finalmente decidiu tentar matar a todos. 

E onde Olodumare ordenou que as águas que estavam debaixo da terra a subir e afundar Eniyan. Muitos tentaram escapar Eniyan e salvo. 

Alguns escalaram as montanhas mais altas do mundo, outros se esconderam nas cavernas e buracos em outras árvores, etc Alguns destes  Eniyans sobreviveram. Mas  tudo morreu. E até o momento, estes Eniyans ainda estão vivos no planeta.

Quarto Passo:

O mundo está cheio de água e Olodumare decidiu reconstruir o planeta. Obatalá Olodumare decide enviar novamente para habitar o mundo. Obatalá aceitar a atribuição, mas falha novamente. Olodumare então pede um chamado Olofin-Odudua Otete Irunmole aka a habitar o planeta. 

Antes de iniciar o trabalho, Olofin-Otete decide como Orunmila consultou antes de vir para o planeta. Ele faz seu ebo e siga as instruções dadas por Orunmila. 

Oduduwa reconstrói o planeta novamente: colocar terra em cima da água, a água baixa, plantas com sementes, animais fazem, etc ...

Olodumare decidiu desta vez para criar novas criaturas chamadas "seres humanos" que são também chamados Eniyan. (É importante saber que os primeiros seres humanos e nós, como nós sabemos, mas  somos diferentes).

Agora, quando  chegar a tempo para criar os primeiros seres humanos,Olodumaré decidiu criar o primeiro ser humano ele mesmo. Olodumaré decidiu criar um ser humano chamado Nini Binini era uma mulher. Esse é o primeiro ser humano criado era uma mulher e não um homem como diz a Bíblia. 

Esta mulher foi criada por Olodumare. Olodumare decidiu, então, dar-lhe a Oduduwa como sua esposa e disse-lhes que tinha de procriar. Eles procriaram e teve oito pares de gêmeos.

Que é de 16 crianças. Ninguém sabe exatamente quantos desses gêmeos eram homens e quantos são mulheres. Também é importante saber que estes primeiros 16 crianças sem relação com o primeiro 16 odu Ifá. Eles são diferentes.

Depois de algum tempo, as crianças começaram a crescer e amadurecer e começou a olhar para o outro de uma forma sexual como foram atravessando a puberdade. Um Irunmole foi a Olodumare e contou o que estava acontecendo e para evitar o incesto ( Porque é tabu o incesto em Ifa) Olodumare ordenou  a Esu Odara, Ogun, Obatalá, Orunmilá a criarem mais seres humanos para que eles pudessem procriar com os primeiros 16 filhos. Esu Odara, foi contratado para fornecer a lama, Ogun, foi contratado para oxidar e formar os ossos de homens e mulheres. 

Assim os homens conhecidos como Okunrin (depósito de ferro)
E as mulheres como Obinrin (ferro macio). Obatalá foi responsável por moldar os corpos de homens e mulheres e foi  ordenado a Orunmila consultar Ifá durante o processo e tudo  monitorar.

Os primeiros seres humanos criados a partir de argila por estes Irunmolés eram de cor preta. Estes Irunmoles criaram   2000 humanos utilizando argila. Depois de algum tempo pensando Olodumare decidiu que os seres humanos 16 e 2000 não foi suficiente para cobrir o planeta e ordenou Esu, Ogun, Obatalá, Orunmilá e criar mais humanos. Eles se reuniram para o trabalho, mas desta vez decidiu não usar a lama, mas partes de animais, plantas, árvores, pássaros, etc, para criar mais 2.000 mais humanos. Este segundo grupo de 2000  seres humanos eram de cor vermelha e amarelo.

Desde quando concluir esse processo, um dos membros do grupo chamou Oluorogbo e com a ajuda de Obatalá e alguns dos membros do grupo decidiram criar seres humanos  sem a permissão de ninguém. Eles foram os que criaram a raça branca e, embora eles não foram autorizados a criar mais seres humanos, e como eles, Olodumare decidiu apimentar este grupo de seres humanos também.

Também é importante notar que todo este processo de criação do preto, vermelho, albacora, e um branco dos membros do grupo chamou Edun Beleje Obatalá (o macaco), que era muito travesso, é o culpado por causar deformidades nos  humanos. Muitos culparam, mas era culpa de Obatalá porque  Beleje Edun era um membro do grupo do Obatalá. Eles acusaram  Obatalá, porque como sempre, se um membro de um grupo faz algo errado, sempre o líder, que é responsável por aquilo que seus membros fazem.

É importante ressaltar que durante esta fase de terra do mundo foi anexado. Por isso, foi um único, Pangea, e todos os seres humanos criados em todos os grupos viveram juntos. Mas quando a terra começou a se separar, os diferentes grupos também começaram a se separar. Nós ainda estamos no estágio quatro, mas agora estamos nos movendo para a quinta etapa. Ifá diz que durante este era (o quarto) humanos vai fazer quase as mesmas coisas que fizeram a Eniyan primeiro (os seres). Então, vamos ser destruir o planeta, teremos muitos poderes (tecnologia), teremos muitas guerras, muitos morrerão, e nós vamos chegar a um ponto em que terá forças para voltar a uma vida mais equilibrada Tradicional e salvar. Ifá diz que nem todo mundo vai querer voltar a viver tradicionalmente mas muitos se eles vão fazer.

O que é viver em palavras de Ifá ?

Coexistir em equilíbrio com a natureza e tudo o que vive neste planeta.

Viver de uma forma onde utilizar nossos recursos naturais de uma forma acertiva, não abusar dos nossos companheiros humanos ou animais, usar tecnologia que não destrua o meio ambiente e causam poluição sem guerras, reaprender a viver em equilíbrio completo com tudo neste planeta. 


Quinto Passo:

Ifá diz que depois de todo o caos que nos levara a extinção, aqueles que possivelmente possam sobreviver, serão mais inteligentes, ou conscientes de como usar a tecnologia e os recursos naturais para manter o equilíbrio no mundo. Essas pessoas vão ter uma filosofia de vida mais comum do que individualista. Eles vão saber como lidar bem com não apenas as comunidades em que vivem os seres humanos mas com as comunidades de peixes, aves, plantas, etc ...


_______________________________________________________________________________